A sócia Alessandra Lehmen integrou a mesa de abertura da 11ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, realizada na última quinta-feira (17), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação em Direito Ambiental, Direito do Clima e ESG, Alessandra integrou os debates que reuniram representantes da academia, poder público e setor privado para discutir políticas voltadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Para Alessandra, fóruns como o FGMC têm papel essencial ao aproximar diferentes setores em torno de um objetivo comum. O Fórum é uma das iniciativas climáticas do governo estadual voltadas à discussão de políticas públicas — como a prevenção de enchentes e o desassoreamento de rios — e representa um espaço fundamental para a construção de soluções conjuntas.
Doutora em Direito Internacional pela UFRGS, Mestre em Direito Ambiental por Stanford e pós-doutora no programa Make Our Planet Great Again, da Presidência da França, Alessandra atua há mais de 20 anos na área climática. Sobre essa trajetória, comentou: “O estudo sobre mudanças climáticas já faz parte da minha vida desde 2004. Essa experiência internacional reforça a importância de pensarmos localmente, mas com um olhar global.”
Ao falar sobre a urgência do tema, Alessandra reforçou que as mudanças climáticas impactam diretamente o presente e o futuro da sociedade. “Estamos discutindo a sobrevivência da sociedade como um todo, e, também, das empresas. A resiliência climática exige estruturas adaptadas para o nosso tempo. O mundo mudou, e a sociedade precisa mudar junto.”